quarta-feira, 4 de março de 2009

Chuva de março atinge 33% da média histórica em Pernambuco


Da Revista Algo Mais



As chuvas que caem desde o começo do ano em Pernambuco revelam a tendência de um inverno rigoroso. Nos últimos três dias, o Recife registrou índice pluviométrico de 88,1 milímetros, o equivalente a 33,6% dos 262,1 milímetros esperados para o mês de março. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As chuvas deste mês já causaram estragos. Na tarde de domingo, infiltrações provocaram a queda do teto de um galpão na Vila Maria Lúcia, no Ipsep, Zona Sul do Recife. Na segunda, a água derrubou um muro de contenção no Jordão Baixo, também na Zona Sul.
Ontem, os estragos ocorreram no Varadouro em Olinda. Uma árvore com mais de dez metros desabou sobre duas casas. Ninguém ficou ferido. Na Rua Cassilândia, em Piedade, a reclamação é de que o canal transbordou desde a semana passada. “Passa tudo por aqui: rato, fezes. Já foi gente para o hospital por causa dessa água”, conta o estudante Jefferson Guilherme da Silva, 21 anos.
Desde janeiro, várias cidades apresentam índices pluviométricos bem acima da média histórica. Apenas no Recife choveu 376,1 milímetros, 159,3% acima dos 145 milímetros esperados para o período. A chuva também foi intensa no Sertão, em cidades como Petrolina (140.4 milímetros), Ouricuri (127.9 milímetros) e Triunfo (244.5 milímetros). Os dados foram registrados pelo Inmet.
A previsão para os próximos dias é de céu nublado e mais chuvas para todo o Estado. No Agreste, na Zona da Mata e no Litoral, os dias devem ficar com tempo fechado até agosto. No Sertão, haverá precipitações até o início de maio.
Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário