sábado, 17 de janeiro de 2009

Serra pede a Jarbas que dispute

Líderes políticos dos quatro partidos que constituíram em 98 a finada "União por Pernambuco" estão cada vez mais convencidos de que a chapa majoritária de 2010 será a mesma de 2002: Jarbas Vasconcelos pra governador e Marco Maciel e Sérgio Guerra para o Senado. Ao PPS de Roberto Freire caberia a 1ª suplência de senador, ou do PSDB ou do Democratas.


Por já ter sido prefeito do Recife e governador duas vezes, supunha-se que Jarbas Vasconcelos estaria desmotivado para enfrentar essa parada. Mas seus aliados estão dizendo que ele irá de fato para essa disputa a fim de atender a um pedido do governador de São Paulo, José Serra, virtual candidato do PSDB a presidente da República. É intenção de Serra se fortalecer no Nordeste, onde o presidente Lula é quase um semideus. E a melhor maneira de fazer isto é convencer os aliados eleitoralmente mais fortes para disputar o governo ou o Senado.

A primeira opção das oposições seria o tucano Sérgio Guerra. Mas ele já comunicou ao próprio Serra que seu projeto político é a reeleição. Como serão duas vagas para o Senado, ele crê que pelo menos uma deverá ficar com as oposições, tal qual a campanha de 94, quando Arraes elegeu-se governador mas não arrastou consigo os dois senadores. Roberto Freire se elegeu pela oposição e Carlos Wilson Campos pela situação.

Daí ter jogado a batata quente nas mãos de Jarbas, que aparentemente não tem o que perder. Mesmo que seja derrotado, teria mais quatro anos de mandato no Senado.

Coluna Pinga Fogo - Jornal do Comercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário