sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O uso do Marketing como ferramenta de satisfação da necessidade do cliente

ARTIGO

Por Betto Aragão




A palavra marketing, se traduzida ao pé da letra vamos ver que quer dizer mercado em movimento. (Market = mercado / Ing = ação). É uma técnica que visa dá suporte em conhecimentos aos gestores para uma tomada de decisão rápida, no fomento a comercializar produtos com uma baixa margem de desperdício de recursos. O marketing é a atividade humana para satisfazer as necessidades e desejos do consumidor através do processo de troca.
A necessidade não se cria, ela é oriunda desde o nosso nascer. O desejo é a possibilidade de escolha que o mercado nos dá. E, é justamente aí onde entra o marketing, por meio de propagandas para fazer com que nossas necessidades sejam trocadas pelo desejo. Por exemplo, sentimos a necessidade de estarmos vestidos. No entanto, temos o desejo de usarmos marcas para nos inserirmos em um meio social imposto pela mídia. O marketing identifica essa necessidade e começa a nos dá inúmeras possibilidades de escolhas.
Essas oportunidades, o setor de marketing busca através de pesquisas de mercado, a fim de levantar dados e os transformar em informações. Por o mercado ser amplo é que se faz necessário uma empresa identificar seu público e criar produtos de acordo com os anseios do consumidor.
O marketing para Santa Cruz do Capibaribe é algo que se dá automaticamente pelo forte boca a boca que existe no mercado da confecção. Contudo, o comércio local ainda tem muito a conquistar. Os bons atendimentos geram marketing positivo a uma empresa. Os empresários precisam perceber que treinamento não se configura como um gasto, mas como uma ferramenta de crescimento para sua organização.
Os colaboradores/vendedores que são os responsáveis pela linha de frente de uma loja devem está aptos e estimulados a atender bem. Eles precisam compreender que antes de consumidor, os clientes são seres humanos e muitas vezes necessitam de um carinho na hora de uma compra. Se agir assim, é perceptível à volta do cliente à loja. Pois, pesquisas mostram que custa mais para conseguir um novo cliente do que para manter um. Pensem nisso!

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