quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Gasolina no Brasil já está 60% mais cara que nos Estados Unidos

Da Folha Online

A acentuada queda do barril do petróleo no mercado internacional inverteu a ordem dos preços da gasolina e do diesel observados no Brasil e nos Estados Unidos. A desvalorização do barril fez com que o preço médio da gasolina vendida nas refinarias americanas ficasse 60% mais barato do que o valor pago pelo combustível nas refinarias da Petrobras, segundo levantamento feito pelo analista do BB Investimentos Nelson Rodrigues de Mattos.
Já o diesel vendido no mercado americano está 44% mais caro do que o negociado no Brasil. O especialista explica que a variação de preços do barril é acompanhada pelo mercado dos Estados Unidos, que não é dependente de uma empresa. No Brasil, as vendas de combustíveis, via refinarias, se concentram nas mãos da Petrobras, que estipula o preço.
Mattos recorda que em maio, quando o petróleo passava dos US$ 100, os preços da gasolina e do diesel, no Brasil, ficaram em média 20% mais caros do que no mercado americano. Durante o tempo em que o petróleo ficou em alta, a Petrobras, afirma Mattos, teve perdas com os preços defasados. Por isso, diz acreditar que será preciso que a cotação do barril se mantenha em baixa por um tempo mais significativo para que a estatal possa fazer alguma redução nos preços do diesel e da gasolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário