domingo, 25 de janeiro de 2009

Dirigente estadual do PT é assassinado por homens encapuzados

No dia 24/01, à noite, numa praia da Paraíba, Manoel Mattos foi assassinado por dois homens armados e encapuzados. O companheiro Manoel Mattos era um advogado militante dos direitos humanos, defensor dos trabalhadores, em particular atuou nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Mata Norte. Fundou o PT no município de Itambé-PE, foi vereador e presidente da Câmara Municipal daquela cidade. No período da atuação da CPI da Violência ele foi um dos que denunciaram grupos de extermínio, com participação de policiais militares, que atuavam na região de fronteira entre Pernambuco e Paraíba.

Em função desta sua militância corajosa, viveu um período recente sob proteção policial, pois as ameaças de morte eram constantes. Por volta de um ano atrás a proteção policial foi desativada e agora tivemos este desfecho trágico da vida de um companheiro dirigente do Partido dos Trabalhadores. Por conta do crime ter ocorrido no território da Paraíba, competirá à polícia daquele estado a investigação e apuração. Porém, entendemos que a polícia de Pernambuco, pode e deve auxiliar nas investigações que serão realizadas na Paraíba, já que certamente possui informações importantes que contribuirão na apuração do assassinato.

O Partido dos Trabalhadores - PT manifesta sua indignação e protesto, exigindo rigorosa apuração e punição dos responsáveis pelo crime. À família do companheiro Manoel Mattos externamos nossos sentimentos de profundo pesar. E a todos os dirigentes e militantes do PT, demais partidos e entidades do movimentos sociais conclamamos a, cotidianamente, continuarem na mobilização em defesa da democracia, da justiça e da vida cobrando das autoridades responsáveis a punição dos criminosos que tiraram do nosso convívio e da nossa luta o companheiro Manoel Mattos.

Jorge Perez
Presidente PT-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário