segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Quem enfrentará Eduardo?

Do blog Acerto de Contas

Os jornais locais têm gasto muito papel inutilmente discutindo quem será o candidato da antiga União por Pernambuco (PMDB/PSDB/DEM) que enfrentará o governador Eduardo Campos (PSB) em 2010. Sérgio Guerra? Jarbas Vasconcelos? Raul Henry? Mendonça Filho? Falaram até em Marco Maciel e Roberto Magalhães (pelo amor de Deus!). Ora, por favor, pode ser qualquer um deles. Ou nenhum. Tudo depende…
Depende de como Eduardo chegar em 2010. Hoje, as pesquisas encomendadas pelo Palácio do Campo das Princesas dão aprovação de 83%. O governador já enfrentou uma grave crise na Saúde (demissão dos médicos) e enfrenta o eterno problema da segurança pública. Mesmo assim os índices de popularidade não caem.
E por que não caem?
Não caem devido ao clima de otimismo que ainda persiste no imaginário da população local. A esperança que os tais investimentos estruturadores (refinaria, pólo de poliéster, pólo farmacoquímico) finalmente virem realidade. Só que esse otimismo não vai durar para sempre.
Se a crise financeira se instalar com força no Brasil (Deus queira que não) o mar de rosas em que vive os partidos da base aliada de Lula (incluso o PSB de Eduardo) vai enfrentar muito mais que uma marolinha.
Uma crise séria pode fazer a provável candidatura de José Serra (PSDB-SP) decolar e aniquilar o projeto petista com Dilma Roussef.
Nesse cenário, todo mundo vai querer ser candidato. Jarbas, Mendonça, Raul… Até Marco Maciel vai querer ressucitar.
Mas, se a crise for uma marolinha, vocês acham que Jarbas vai querer macular seu currículo com uma derrota para Eduardo? Duvido. E Raul Henry vai queimar-se com duas derrotas seguidas, podendo ser um pouco mais paciente e encarar a prefeitura do Recife em 2012? Improvável.
Tenhamos paciência. Na política, o tempo é senhor de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário