terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ministro quer o fim dos cargos comissionados


Do Blog do Magno


Em reunião com empresários ontem em São Paulo, para discutir melhorias na gestão pública, o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, ministro Mangabeira Unger, defendeu a substituição dos atuais cargos comissionados por carreiras de Estado. Para Mangabeira, a nomeação de assessores deve se basear no "mérito" e não em interesses partidários. A sugestão constará da Agenda Nacional para a Gestão Pública, a ser divulgada em 12 de março.
Mangabeira também sugeriu o fortalecimento dos órgãos de controle, como Tribunal de Contas e o Ministério Público. Para o ministro, "o Brasil está numa camisa de força" que suprime sua vitalidade. Há seis categorias de cargos de comissão, em escala crescente de salário e responsabilidade. Nesses postos, a nomeação é livre. Um decreto de 2005 estabeleceu limite mínimo de servidores concursados. Os postos de 1 a 3, mais baixos, devem ter 75% dos cargos ocupados por concursados. No 4, o percentual cai para 50%. Não há limites para os postos 5 e 6. A regra, porém, não era cumprida por 16 ministérios e Presidência.(Folha de S.Paulo)
COMENTÁRIO: Imagine você leitor, se essa onda pega por aqui. Muitos diriam: isto é um absurdo, eu votei em fulano e quero o emprego para meu filho, sempre fui do partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário