terça-feira, 6 de outubro de 2009

MOMENTO CRÍTICO NO AFEGANISTÃO


Do Blog da Leila Cordeiro


Oito soldados norte-americanos e dois polciais afegãos morreram neste domingo depois de um feroz ataque dos talibãs que começou no sábado, na província de Nuristan, uma zona montanhosa na fronteira com o Paquistão. Esse foi o pior revés sofrido pelas tropas americanas desde 2008. O número de soldados estadunidenses mortos no Afeganistão está em 774, desde o início dos combates em 2001.


Os rebeldes atacaram com fogo cerrado de metralhadoras, granadas e morteiros, depois de cortarem as comunicações entre as bases militares americanas. No ataque final, no domingo, os guerrilheiros invadiram postos e sequestaram uns dez policiais locais. A situação está pra lá de complicada no Afeganistão. Os insurgentes tomaram conta de várias províncias e mais de cem são consideradas “de grande risco”, para as tropas da OTAN.


O General Stanley McCrystal, que assumiu o comando no Afeganistão em junho, está pedindo um reforço de mais 40 mil soldados. E já avisou que se a estratégia não mudar, os EUA podem amargar uma derrota no Afeganistão. Obama já pediu ao Pentágono para estudar uma nova estratégia para tentar mudar o rumo da guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário