quinta-feira, 15 de outubro de 2009

HUMOR OU OFENSA?

Do Direto da Redação

Por Leila Cordeiro

Semana passada, publiquei no meu Blog declarações da humorista americana Wanda Sykes sobre a escolha do Rio para sede das Olimpíadas de 2016. Numa entrevista a Jay Leno, em seu programa na Rede NBC, Wanda perguntou a ele se o COI já estava considerando “prostituição como esporte”, porque no Rio a competição seria para escolha da “bunda mais bonita”. Bem, assistindo ao programa, como mulher e brasileira, considerei o comentário de extremo mau gosto, eu diria até que foi preconceituoso em relação à cidade onde nasci e cresci. Tudo bem que ela como humorista tenha obrigação de ser engraçada o tempo todo, mas se foi brincadeira ou piada passou dos limites, soou como deboche gratuito, uma ofensa desnecessária.
Mas o que me chamou mais a atenção foi a repercussão do assunto. Recebi dezenas de comentários. Posso arriscar dizer que as críticas se dividiram em meio a meio: uma parte dos leitores se solidarizou com meu protesto, a outra não poupou críticas ao Brasil e a imagem que, segundo eles, nosso país transmite lá fora. Apesar de uma inicativa aqui, outra ali, nosso país ainda é conhecido no exterior como um paraíso do turismo sexual. Nas fotos das praias brasileiras não podem faltar as mulheres quase nuas oferecendo facilidades. Infelizmente, é assim que muitos gringos vêem o Brasil. Mas voltando aos emails, vale destacar que alguns deles culpam a TV brasileira que não deixa de promover a prostituição através dos chamados reality shows, onde vale tudo e intimidades entre os casais são insinuadas sob lençóis ou mostradas abertamente. Outro email culpa os programas de auditório que estão sempre elegendo a musa disso ou daquilo, mais preocupados em revelar os dotes físicos das candidatas do que seu nível de informação e conhecimentos gerais. E por aí vai. Os comentários mostraram que a imagem da nossa cidade é uma preocupação de boa parte da população carioca.
Diante da justificável comemoração nacional, essa grande quantidade de comentários negativos foi uma surpresa pra mim, não que eu viva em outro planeta, acredite em Papai Noel ou no Coelhinho da Páscoa, mas esperava que os leitores do blog fossem ficar mais revoltados diante do que considerei uma ofensa da humorista americana. Mas, pelo visto, a humorista mirou no que viu e acertou no que não viu: a revolta de muitos brasileiros que têm a mesma visão dela. A visão de um país onde a mulher para ser celebridade depende de como aparece em público para ser lembrada e consequentemente contratada para ocupar espaços que, num país sério, jamais poderiam passar nem de perto.
Pois é! Eu que que saí com a bandeira da revolta em punho, protestando contra a grosseria da americana , acabei refletindo melhor sobre as razões dos meus leitores. Enquanto a Wanda Sykes continua por aí, impune, falando o que quer sobre as Olimpíadas no Rio . Quem vai ter peito de desmentir, não é verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário