quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Falências decretadas batem recorde do ano em setembro


Da Folha de S. Paulo

Micro e pequenas empresas, que representam 96,6% dos casos, puxam índice

O número de falências decretadas bateu o recorde do ano em setembro, puxado por micro e pequenas empresas, segundo a Serasa Experian.No mês passado, foram decretadas no país 89 falências de empresas -96,6% do total eram micro ou pequenas-, ante 66 em agosto.


Na análise do acumulado dos primeiros nove meses do ano, o levantamento verificou 627 decretos de falências (92,5% dos quais de micro e pequenas empresas), queda de 16,2% em relação a 2008.


As micros e pequenas representam 97,5% das empresas em atividade no país, de acordo com pesquisa de 2006 do Ministério do Trabalho.


O número de falências requeridas, por sua vez, atingiu o montante de 200 solicitações em setembro, com recuo de 4,8% ante agosto. Na análise mensal, o número de falências requeridas vem decrescendo desde maio, acompanhando a recuperação econômica.


Segundo os analistas da Serasa Experian, se as falências requeridas estavam sendo usadas como instrumento de cobrança, elas agora estão voltando à sua original finalidade, retornando aos patamares pré-crise. Já as falências decretadas ainda sobem, refletindo os pedidos feitos durante a crise.


Para os próximos meses, a expectativa é que a recuperação da economia, especialmente no último trimestre, diminua o número de falências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário