sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Twitter está na mira


Autor(es): Tatiana Vaz
Isto é Dinheiro
A maior sensação da internet vira alvo dos hackers. A pergunta que fica: isso pode afetar o sucesso meteórico do miniblog?
Desde que surgiu, em 2006, o site de interação social vem conquistando usuários de todos os cantos do planeta. Até junho, último dado disponível, o Twitter acumulava mais de 44,5 milhões de internautas e, desses, cinco milhões são brasileiros.

Há pouco mais de um ano, esse número era de apenas nove milhões de pessoas no mundo. Só no mês de junho, o site ganhou sete milhões de novos adeptos. Todos dispostos a responder, ou melhor, "twittar" a mesma pergunta: o que você está fazendo? Essa multiplicação de adeptos chamou a atenção de inúmeras empresas, que enxergaram na rede um poderoso instrumento de marketing. Mas, assim como aconteceu com outros portais como Yahoo!, Google e Hotmail, o sucesso logo atraiu o interesse dos hackers. Tanto que, apenas neste mês, o Twitter sofreu dois grandes ataques, capazes de tirar sua página do ar. Em comunicado, o site afirma que está trabalhando para controlar a situação. Mas, com as recorrências desses problemas, a questão que fica no ar é: qual o impacto disso na trajetória até agora ascendente do Twitter?

De acordo com Jeferson D´Addário, especialista em segurança da informação, se não oferecer garantia de sigilo, a rede de relacionamentos pode perder muitos usuários e todo o prestígio que conquistou até agora com a reunião de perfis de celebridades, como Britney Spears e até o presidente norte-americano Barack Obama. É a confidencialidade de algumas informações que mantém as páginas dessas pessoas no ar e, por consequência, atrai mais e mais usuários em uma velocidade frenética. Além disso, empresas que utilizam o miniblog podem temer que suas marcas sejam identificadas com um ambiente inseguro e sujeito à ação de criminosos cibernéticos. Esse tipo de risco é maior para sites com o perfil do Twitter, segundo afirmou José Nazário, gerente de pesquisas de segurança da Arbor Networks, no blog da empresa. Para ele, o formato de miniblog torna o ambiente mais vulnerável para os ataques de hackers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário