quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Se essa onda pega

Do Portal G1

Prefeitura do Recife manda à Câmara versão municipal do Ficha Limpa


A Câmara Municipal do Recife recebeu, na quarta-feira (08), o projeto da Lei da Ficha Limpa. A ideia da Prefeitura, autora da legislação, é que qualquer nomeação de secretário ou de indicados para cargos comissionados passe pelo crivo da nova lei, impedindo que pessoas condenadas por improbidade administrativa assumam esses postos. O projeto, que ainda vai a votação, foi alvo de reportagem no NETV 2ª Edição.

Para que a lei passe a valer, depende do Legislativo municipal. “Demora em torno de sessenta dias, mas vamos ver se a gente consegue num prazo menor, aprovado já com as emendas e as propostas dos vereadores”, disse Jurandir Liberal (PT), presidente da Câmara.

João da Costa, prefeito do Recife, revelou: antes de assinar o projeto, fez uma pesquisa na situação do alto escalão. "Eu não poderia mandar um projeto desse para a Câmara se meu governo tivesse alguém condenado pelo processo de improbidade administrativa. Não há nenhum secretário nessa situação. E se houvesse, para eu mandar a lei, primeiro eu teria que tirá-lo”, comentou o prefeito.

O Ficha Limpa municipal é bem parecido com o modelo nacional, cuja lei foi sancionada em 2010. No município, como aconteceu em Brasília, a lei surgiu de um apelo popular.


COMENTÁRIO DO BLOG

Perguntar não ofende: Será que o prefeito teria coragem de enviar para câmara de vereadores um projeto semelhante ao enviado pelo prefeito do Recife?
Agora uma sugestão: Um vereador deveria antecipar-se e enviar um projeto ficha limpa a votação para que seja sancionada pelo nosso prefeito. A moralização e o dinheiro público agradeceriam bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário