segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Em feriados, risco de fraude no comércio aumenta. Veja dicas para se proteger

SÃO PAULO – Feriados são muito utilizados por criminosos para suas investidas, já que o comércio normalmente fica mais aquecido. E nesta quarta-feira (25), em que se comemora o aniversário da Cidade de São Paulo, é preciso estar atento a essa questão.
De acordo com o gerente de solução antifraudes da Serasa Experian, Celso Rodrigues, em épocas muito movimentadas no varejo, o principal risco do consumidor é ter seus documentos ou dados pessoais utilizados por fraudadores. No comércio, a tentativa de fraude mais comum é uma pessoa se passar por outra.
Para o comerciante, cair nesse golpe significa que ele não vai receber o pagamento, aumentando assim a inadimplência em seu estabelecimento. O ideal, portanto, é identificar se o documento que está sendo utilizado na compra é de fato da pessoa que esta comprando.
Caso consiga identificar que os dados informados são inconsistentes, as chances de evitar prejuízo são maiores. Vale lembrar que a Serasa Experian possui o serviço de Alerta de Identidade. Na hora de uma transação, o empresário pode fazer uma consulta ao serviço e analisar o histórico daquele documento.
Desta forma ele ajuda o comércio a reduzir a inadimplência causada por fraudes e protege a identidade do proprietário dos documentos apresentados.
Dicas para evitar golpes:
Peça sempre dois documentos originais;Verifique se as informações fornecidas pelos clientes são verdadeiras;Confirme a relação de endereço e telefone;Confira atentamente o comprovante de residência, confrontando com o documento de identificação apresentado.É importante, também, se não se sentir seguro mesmo com as verificações acima, pedir que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário