sábado, 25 de fevereiro de 2012

22,8% da população no Brasil consome drogas

Do site Saúde em Pauta

A combinação álcool e outras drogas resulta em diversos perigos para a saúde, como o aumento de danos cerebrais, riscos ao fígado, exposição sexual de risco, além, claro, da violência. O Brasil lidera a lista de países com o maior número de acidentes de trânsito do mundo, com um milhão por ano, resultando em 300 mil vítimas. O principal fator para este número é a relação álcool e direção. Para evitar o aumento destas estatísticas, é lembrado hoje, 20, o dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo.
“52% dos brasileiros bebem e aproximadamente 24% bebem de forma preocupante. O uso do álcool está associado claramente a acidentes e violência interpessoal. Nenhuma outra droga produz quadro tão amplo e significativo”, afirma o Dr. Carlos Salgado, psiquiatra do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre e conselheiro da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead).
Tabaco e álcool são as drogas mais consumidas no Brasil, seguidas por medicamentos e maconha. “É importante reforçar que as drogas mais importantes para prevenção e tratamento ainda são o tabaco e o álcool, e que cabe também aos pais a tarefa de dizer não ao uso de tabaco e álcool por menores”, revela.
Em muitos casos, o uso precoce, a disponibilidade, o fácil acesso às drogas, a negligência de pais e autoridades são fatores que se associam à dependência dos usuários. Esta dependência gera alterações no comportamento dos usuários. “Mudanças na conduta, humor, indisposição para estudo e trabalho, abandono de atividades habitualmente prazerosas, entre outros. Urgência do uso ou fissura é outro sintoma de dependência”, completa.
Para o tratamento destes vícios, o auxílio da família é fundamental para um final feliz. “Mais do que no tratamento, a família também tem importância na prevenção. Um tratamento para dependentes químicos com participação da família tem chance muito maior de sucesso” conclui.

Tabaco: principal causa de morte evitável
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, além, de proporcionar sérios riscos e transtornos à saúde. Esta droga, em conjunto com o álcool, é responsável por doenças como câncer na cabeça, de pescoço, estômago e bexiga.
Para o Dr. Carlos Salgado, o Brasil está progredindo em relação ao combate a esta droga. “O Brasil está progredindo na questão do tabaco. É modelo internacional de redução no número de usuários pela política restritiva, que inclui proibição de propaganda fora dos pontos de venda e restrição ambiental para a fumaça”, afirma.
Deixar este vício diminui riscos de doenças e aumenta a qualidade de vida. “Parar de fumar poupa esforço cardíaco, pulmonar e reduz risco de câncer de cabeça, pescoço, trato digestivo e bexiga. Melhora a nutrição da pele, rejuvenescendo o usuário. Aumenta o fôlego e disposição para exercícios”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário