terça-feira, 17 de novembro de 2009

FAO: Erradicar a fome custa 44 bilhões de dólares

Da Prensa Latina

Roma, 16 nov (Prensa Latina) A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) afirmou hoje que são necessários 44 bilhões de dólares para erradicar a fome no mundo, durante uma Cúpula de Dignatários nesta capital. Em seu discurso inaugural da reunião, o Diretor Geral da FAO, Jacques Diouf, afirmou que a ajuda ao desenvolvimento desse montante deveria se concentrar em investimentos em infra-estruturas, tecnologia e equipes.
Recordou que na Cúpula do Grupo dos Oito (G-8) de LÂ�Aquila, Itália, neste ano, se fez a promessa de mobilizar 20 bilhões de dólares em três anos para esses objetivos "Naturalmente, os países em via de desenvolvimento necessitam de maiores fundos em seus orçamentos para a agricultura, a geração de empregos e competir contra mercados que gozam de subsídios", pontualizou.
Destacou em particular os esforços conjuntos da FAO com o Programa Mundial de Alimentos, representado aqui por sua diretora executiva, Josette Sheeran, e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, com seu presidente Kanayo Nwanze à frente.
Diouf reiterou que na atualidade são mais de um bilhão de pessoas com fome no mundo, 105 milhões adicionais em relação com o ano passado.
A produção deve elevar-se em 70 por cento no mundo e o dobro nas nações subdesenvolvidas para poder acompanhar as expectativas de um aumento da população para 9,1 bilhões de habitantes em 2050, sublinhou.
Anteriormente, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, estremeceu o auditório na sede da FAO ao sentenciar que mais de 17 mil crianças vão morrer de fome hoje no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário