sexta-feira, 2 de março de 2012

Sebrae-PE pretende atualizar número de empresas no polo

Do Pernambuco.com

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco (Sebrae-PE) pretende realizar um novo levantamento na cadeia produtiva do polo de confecções, no Agreste do estado. O órgão quer atualizar o último levantamento deste porte no setor, ocorrido em 2003. O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa de apresentação da 13ª edição da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, realizada no última terça-feira (29), na sede do Sebrae-PE.

De acordo com gestor do Sebrae-PE para o projeto de confecções do Agreste, Mário César Freitas, a formatação do ferramenta que vai avaliar a atual realidade do segmento ainda não está pronta. Ele informou que nos próximos 30 dias devem ocorrer as primeiras reuniões com a empresa vencedora da licitação pública, no sentido de definir a melhor estratégia para apontar aspectos como o índice de informalidade e profissionais registrados, recursos para o setor e participação na economia estadual.

“Estamos analisando uma maneira para que a população também seja contemplada, além das empresas. Atualmente, o que temos de concreto são debates técnicos. É possível, inclusive, que ampliemos o número de empresas e estendamos a análise a outras cidades”, afirmou Freitas. Após a coleta dos dados, os resultados serão compilados e devem ser apresentados até o final deste ano. Ele destacou que o último levantamento apontou a existência de 12 mil empresas de confecções, somente nas áreas urbanas de Caruaru, Santa Cruz e Toritama.

Hoje, embora não exista uma estatística oficial, estima-se que o número de empresas de vestuário no Agreste tenha duplicado, desde 2003. “É possível que hoje este número ultrapasse as 20 mil empresas funcionando na região do Agreste. Como os dados não são formais, precisamos atualizar o cadastro e verificar a real situação do segmento”, completou Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário